É conhecido o sistema de fluxos de caixa negativos em empreendimentos de capital intensivo. São empresas que possuem várias despesas em sua estapa pré-operacional. Estes empreendimentos costumam ocorrer na indústria papeleira, siderúrgica, cimenteira e petrolífera. O motivo é muito simples: não há produto para entregar (e portanto não existem receitas).
Os gestores precisam de muita habilidade para gerenciar o fluxo de caixa, através da captação de recursos no mercado (ou via investidores).
As pressões sobre os gestores são enormes, pois durante alguns anos todo mundo "bota dinheiro" e não vê retorno. Normalmente empreendimentos como este são bancados por entidades governamentais justamente pela incerteza nos retornos (em qualquer lugar no mundo).
O TWITTER conseguiu uma proeza: tinha um produto lançado e operou durante 4 anos sem receitas!
Lançado em 2006, o TWITTER ficou em fluxo de caixa negativa até dia 12 de abril de 2010!
O que chama a atenção: tinha um produto com enorme crescimento no mercado. As taxas médias mensais de crescimento na "audiência" (número de usuários) superaram os 45% a.m.!
Nenhum gestor puramente de fluxo caixa, permitiria um modelo de receitas zero durante tanto tempo num mercado ávido por utilizar o produto.
O TWITTER é interessante por juntar 3 grupos de interesses:
1) O grupo dos que desenvolveram e permitiram o uso gratuito do canal de distribuição da informação;
2) O grupo que CRIA CONTEÚDO GRATUITO para este canal (todos os usuários);
3) O grupo que acessa gratuitamente este canal (todos os uuários).
Parece que agora o TWITTER vai quebrar este equilíbrio baseado em um "escambo de informações". Ele resolveu colocar uma moeda no processo de troca.
Contrariando o hábito de empresas americanas que buscam receitas e lucros no curtíssimo prazo (quem trabalhou em multinacional conhece os "resultados trimestrais" -quarter results), o TWITTER inteligentemente vai testar (aos poucos) este modelo de receitas.
Num mundo que caminha em direção que cada usuário é produtor de conteúdo, será interessante observar os resultados da estratégia do TWITTER.
Dia 20 de maio na FEA USP faremos um debate sobre tema.
Prof RAMIRO GONÇALEZ - FIA
Inteligência de mercado e mídias
ramirogon@uol.com.br
@ramirogoncalez
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