Nada é definitivo nas mudanças na Mídia. As mudanças não vieram para ficar, elas vieram para ir adiante...
O IPHONE (APPLE) que há 2 anos foi um sucesso absoluto no seu lançamento acaba de ser superado pelo Android (GOOGLE) em vendas.
A empresa de pesquisa NPD Group soltou um estudo que mostra que o Android ultrapassou o iPhone e está em segundo lugar em vendas nos Estados Unidos.
Como o ANDROID carrega várias facilidades do mundo GOOGLE (de forma otimizada) seria de se esperar que em algum momento o peso GOOGLE fosse transferido para o Smartphone.
AS IMPLICAÇÕES SÃO MUITAS: UMA EMPRESA DE SOFTWARES COMEÇA A COMERCIALIZAR CELULARES.
A tese da convergência das mídias já ficou ultrapassada, a convergência se dá agora para NEGÓCIOS.
Parece que mais uma vez tivemos a disputa entre um "modelo fechado" versus "modelo aberto". O mercado (usuário) percebeu que o modelo fechado criado por Jobs não tem como competir com o sistema democrático e aberto do Google.
O Android pode se adaptar para operar em qualquer celular. Os fabricantes o veneram, pois ficam livres para criar diferentes tipos de aparelhos, com configurações básicas ou avançadas – superiores ao iPhone 3GS, por exemplo, no caso do Nexus One e do HTC Desire, só para citar dois exemplos.
No caso do iPhone os smartphones são fabricados apenas pela Apple, que fecha os acordos que bem entende com as operadoras, deixando-as amarradas.
Próximo passo é pensar em CONTEÚDOS para esta mídia. Quem paga a conta?
Mais lenha para o debate 20 de maio na FEA USP.
Prof Ramiro Gonçalez - FIA
Inteligência de mercado e mídia
@ramirogoncalez
ramirogon@uol.com.br
sábado, 15 de maio de 2010
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