sábado, 29 de maio de 2010

FUTEBOL, FUTURO E MÍDIAS

Quem se aprofunda um pouco nas tendências das mídias percebe que produção de conteúdo ao vivo será uma busca das TVs abertas. O raciocínio é simples: com a profusão de plataformas, com acesso a qualquer momento e de qualquer lugar, o diferencial será a notícia instantânea.
Acabo de ver a notícia que a Rede Globo renovou o campeonato paulista aumentando em até 105% o valor do patrocínio aos 4 grandes (Corinthians, Santos, Palmeiras e São Paulo). Trata-se de uma inteligente estratégia defensiva. Não temos a mínima ideia de como serão as plataformas de comunicação daqui a 5 anos, mas temos CERTEZA que acompanhar um jogo de futebol AO VIVO continuará sendo uma paixão dos brasileiros.
A Rede Globo parece estar confirmando algumas das hipóteses levantadas no livro “O futuro das Mídias e seus modelos de negócios”. Lá propomos que a tendência para as mídias de massa é gerar conteúdo ao vivo e interativo. O futebol cumpre este papel no AO VIVO, mesmo que ainda tenha pouca ou nenhuma interatividade.
Outros formatos irão surgir (atenção leitor- ótima oportunidade em apresentar/criar novos formatos), mas sempre buscando a instantaneidade e a interatividade.
Outra tendência é o uso das mídias sociais para estabelecer uma relação entre consumidor-marca, especialmente no atendimento ao consumidor. Tema de outro post que farei aqui no blog do Prof. Grisi.
Mais lenha para o debate do dia 17 de junho na FEA USP.

Um comentário:

  1. UAU! Sempre acreditei que cada mídia sobrevive às novas invenções pelo seu diferencial. Aquela característica que a faz única. Você encontrou a da TV.Concordo plenamente com seus argumentos. Basta saber agora como as estruturas jornalísticas se organizarão para oferecer conteúdo ao vivo com profundidade (se é que isso é possível). Nesse contexto acredito que os âncoras serão mais valorizados ainda, por sua capacidade de reflexão e crítica naquele momento. Melhor para os mais rápidos e inteligentes...

    ResponderExcluir