sexta-feira, 14 de maio de 2010

Qual será o modelo de negócios da NOVA MÍDIA?

Como não devia deixar de ser, é nos EUA onde se encontra o estágio mais avançado nos debates sobre os modelos de negócios da mídia. Por dois motivos: alta inovação tecnológica e baixa remuneração aos jornalistas.
A água fervendo faz o sapo pular...
O BLOG TECHCRUNCH* constantemente posta estudos e experiências sobre saídas para integração entre as mídias.

Os americanos perceberam que o conteúdo e o modelo de negócios por trás da notícia estão mudando drasticamente. Os jornalistas começaram a aprender a interagir com o público e estão se transformando (saindo literalmente do casulo) ao longo do caminho. Não é uma caminhada fácil. Nem todos estão dispostos a reformatar seu modo de fazer jornalismo.
O mais comum o blog-coluna é um exemplo: criam blogs mas o tratam com uma coluna de jornal (não aceitam comentários,não respodem ou não atualizam posts). Isso não é jornalismo on line.
É o jornalista tiozão que acha que comprando uma prancha vira surfista...

Uma empresa NewsLabs está lançando uma plataforma, chamada NewsTilt, que irá ajudar os jornalistas a se adaptarem ao futuro das notícias online. A plataforma será lançada oficialmente em maio.

Interessante a observação feita pelo co-fundador NewsLab Paul Biggar. Ele acredita que o futuro do jornalismo está em torno das marcas de nicho que são criados pelos próprios jornalistas e escritores. É essencialmente uma rede de conteúdo e comunidade em torno de comunicação e geração de conteúdo por jornalistas profissionais.

Parece ser uma busca desesperada para voltar a ter relevância para a geração dos nativos da internet (< 25 anos). Estes nativos não desprezam a mídia tradicional, simplesmente não tem tempo e paciência para acessá-la (com seus formatos e horários rígidos - e nenhuma interatividade)

Para se diferenciar de modelos parecidos de agregadores de notícia o NewsTilt, diz Biggar, é antes de tudo um site de notícias e os jornalistas são profissionais com experiência considerável na mídia. E NewsTilt pretende pagar jornalistas de forma justa e equitativa.

Para muitos jornalistas americanos que se encontram desempregados ou estão procurando uma forma para entrar no lado empresarial da mídia, NewsTilt parece ser uma plataforma muito atraente. Especialmente quando você considera que o site desenvolve e opera todos os negócios e publicidade e permite aos escritores manter a maioria das receitas obtidas.

NEWSTILT MAIS BUZZ PARA O DEBATE NO DIA 20 DE MAIO...

(*Quem tiver interesse em conhecer o TECHTRUNCH acesse - http://techcrunch.com/2010/04/12/ycs-newstilt-aims-to-help-journalists-create-a-business-model-for-content/)

Prof Ramiro Gonçalez - FIA
Inteligência de mercado e mídia
@ramirogoncalez
ramirogon@uol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário