Ninguém pode estar indiferente ao crescimento das mídias on line. Mesmo empresa líderes tendem a buscar alternativas para levar seus leitores a uma convivêmcia entre o ON LINE e OFF LINE. Já havíamos proposto que a mídia impressa não morrerá, ela será reposicionada pelos seus usuários (leitores).
Agora temos um importante movimento: A primeira edição interativa da revista Veja foi lançada dia 2 de junho. Quem acessou percebeu a aposta na tecnologia de realidade aumentada (já tratada aqui no blog). Nesta experiência o leitor pode fazer cobranças virtuais de pênalti no goleiro da seleção Júlio Cesar.
A VEJA dá a dica de sua estratégia: "é a primeira edição interativa de Veja. Ela oferece o tradicional conteúdo impresso para ler e ver, mas traz também sinais gráficos como o estampado aqui, na capa e na página 91. Este selo é a chave que abre as portas para uma série de atividades interativas na Internet".
A ideia é ainda mais interessante se aplicada em livros. Poderíamos imaginar experimentos de física sendo realizados interativamente por alunos durante o aprendizado de cinemática.
O mais interessante desse momento é NÃO haver fórmulas para prever como se dará esta integração. Sabemos, entretanto, que criatividade será a base dessa integração. E nesse campo os brasileiros já são mestres. Cabe ousar e inovar.
Mais lenha para o debate do dia 17 de junho com o Prof. GRISI, UNILEVER E SANTANDER.
Prof Ramiro Gonçalez - FIA
Inteligência de mercado e mídia
@ramirogoncalez
ramirogon@uol.com.br
terça-feira, 8 de junho de 2010
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