sexta-feira, 11 de junho de 2010

Desenvolvimento de produtos e MÍDIAS SOCIAIS

FÃS TRAZEM DE VOLTA FERRORAMA DA ESTRELA

Quem tem mais de 40 lembra perfeitamente do FERRORAMA da Estrela. O FERRRAMA, junto com a bicicleta, o jogo WAR e o AUTORAMA, era o sonho de consumo das crianças nas décadas de 60 e 70.
A Estrela, ao investigar sua MARCA nas redes sociais, descobriu uma comunidade no ORKUT com mais de 3000 seguidores do trenzinho FERRORAMA (que teve sua produção encerrada no final da década de 80... )
Este achado mercadológico foi o impulso para entender melhor como relançar o produto.
A ESTRELA resolveu participar da comunidade e solicitou aos participantes que se posicionassem sobre o brinquedo. Aficionados mandaram milhares de e-mails e correspondências pedindo a volta do trenzinho.
Surpresa com o retorno solicitou mais. Pediu que os participantes provassem seu amor ao produto através de um desafio: um grupo de aficionados deveria fazer os últimos 20 km do caminho de Santiago da Compostela utilizando 110 m de trilhos. E com um detalhe: não poderia deixar o trenzinho parar em nenhum momento. A equipe deveria colocar os trilhos, fazer o trenzinho andar , desmontar os primeiros trilhos e ir montando...Duas equipes estão agora tentando cumprir o desafio.
(curiosos podem acompanhar a prova via satélite www.volta-ferrorama.com.br)

Para quem conhece os conceitos de rede colaborativa não se impressionam com este tipo de interatividade marca-consumidor.Nossa debatedora da UNILEVER - Betânia Gattai- já utiliza o SAC e redes sociais para desenvolver melhorias nos produtos existentes.

Trata-se de uma ação convergente dos meios que coloca REALMENTE consumidor participando da estratégia da MARCA. Coloca em cheque também os modelos de pesquisa de mercado tradicionais (Exemplo: Os grupos de pesquisa qualitativa sempre tiveram um viés da interpretação que o moderador e/ou pesquisador tinha sobre problema pesquisado). As mídias Sociais REDUZEM este ruído.

Como já explorado aqui no Blog existem inúmeras maneiras de se relacionar com as redes sociais e nenhuma fórmulaa de como fazê-lo. Ótimo para aqueles que são livres de conceitos prévios e disposição para abraçar o novo.

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