quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

TVs ABERTAs X TVs FECHADAs: Quem perde, quem ganha

Está na câmara dos deputados a proposta para que as TELES passem a ter o direito de comercializar e fazer a distribuição de conteúdo para TV PAGA.
Há vários interesses em jogo pois os atores são empresas de TV paga, telefonia, produção de conteúdo e radiodifusão.

Essa disputa silenciosa vem ocorrendo desde 2007 entre as empresas de telecomunicações e os veículos tradicionais de produção televisiva sobre o destino do mercado de TV PAGA.
O PL 29, como é conhecida a nova lei, possibilita anúncios publicitários na TV PAGA nos mesmos moldes da TV ABERTA.
Típica disputa “rouba monte”. Na realidade os veículos tradicionais temem a migração de verbas publicitários para a TV PAGA, fragilizando ainda mais o seu modelo de negócios.
As TVS ABERTAS brigam para que as TVs PAGAS tenham receitas apenas vinculadas a venda de assinaturas. Não deixe de ser uma ironia, pois somos obrigados a ver intermináveis intervalos nas atuais TV PAGAS (em outras palavras: somos assinantes e mesmo assim "ganhamos os intervalos comerciais”)

Do ponto de vista estritamente técnico faz sentido haver outros canais de distribuição para conteúdo eletrônico televisivo. Com a evolução e a convergência das mídias não faz mais sentido em se falar em plataformas estanques, pois todas elas se integram.
Afinal TV DIGITAL, tv a cabo, tv aberta, tv por telefone nada disso interessa a audiência. Para ela o que importa é a conveniência em poder assistir o que, quando e onde quiser.

Mas há várias outras dimensões que precisam ser analisadas. As Teles são capital multinacional e a lei proíbe sócios majoritários estrangeiros na distribuição e produção de conteúdo para TVs.
Outro ponto a se analisar é a pulverização da produção de conteúdo, com a possível perda na qualidade.
Abrir simplesmente este canal de distribuição às TELES é uma decisão preguiçosa. O ideal era haver um estudo sobre as Mídias e como suas Plataformas irão se complementar.

Evidente que não há uma solução fácil para a questão, mas a convergência é irreversível.


Prof Ramiro Gonçalez - FIA
Inteligência de mercado e mídia
@ramirogoncalez -> http://que-midia-e-essa.blogspot.com/
ramirogon@uol.com.br
Autor: Mídias e Negócios e QUE CRISE É ESSA?

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