quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Mercado de Mídia Brasileiro - Precisamos de mais concorrência

A miopia empresarial que apoia a restrição de capital estrangeiro nas Mídias está sendo tratada com um colírio especial: A necessidade de Investimento.
É evidente que os grupos de Mídia nacionais perceberam que a barreira ao capital estrangeiro é um entrave ao desenvolvimento de seus negócios. 
A revolução digital tornou exposta a deficiente estrutura de capital dos conglomerados de mídia nacionais. Falta dinheiro para investir nas tecnologias digitais e principalmente no treinamento e remuneração dos profissionais de comunicação.
É interessante, num país que até o sistema financeiro permite multinacionais, observar as restrições ao capital exterior nos seus veículos e plataformas. Os proprios acionistas começam a perceber que este "mercado cativo" também poder ser um entrave a valorização de seus próprios negócios. Afinal é uma fonte a menos de recursos para este setor. No exterior os executivos de empresas de mídia mostram o apelo que o Brasil tem.
O atual CEO da Apple - Tim Cook - disse que o  BRASIL é a OPORTUNIDADE ÚNICA e na sua lista de prioridades é o segundo país, atrás apenas China.
O grupo ON GOING (de Portugal) que no Brasil edita o jornal BRASILECONÔMICO já demonstrou interesse em investir no Brasil. Somente não faz devido a barreira legal.

Pequenos detalhes demonstram o interesse no Brasil: o grupo  Viacom informou ao "Tela Viva" que o canal "Comedy Central" estreia no Brasil no dia 1º fevereiro.
Trata-se de um movimento que expande a programação, e faz os concorrentes no país - como  Globosat e a Fox - também se preparem e revisarem sua programação . "O Brasil é muito importante para a Viacom", justificou seu presidente, Doug Herzog.

A concorrência é saudável para consumidores, produtores de conteúdo, anunciantes e funcionários.
Agora os PRÓPRIOS ACIONISTAS perceberam que inibir o capital estrangeiro também desvaloriza seus ativos, pois reduz os interessados em seus negócios.

Vale a pena repensar esta barreira.
Prof Ramiro Gonçalez - FIA
Inteligência de mercado e mídia
@ramirogoncalez -> http://que-midia-e-essa.blogspot.com/
ramirogon@uol.com.br
Autor: Mídias e Negócios e QUE CRISE É ESSA?

Nenhum comentário:

Postar um comentário