O "New York Times" reporta, da conferência UBS de mídia e comunicação global, em NY, que o presidente do grupo WPP, "maior holding de agências de publicidade do mundo", Sir Martin Sorrell, "expressou relativo otimismo para o próximo ano". Os primeiros dados de novembro, diz ele, são "mais fortes do que prevíamos". Nos EUA e Europa, as empresas decidiram não expandir produção, mas "estão elevando os orçamentos para publicidade de marca":
E em mercados de rápido crescimento como Brasil e China existe umduplo feitiço, com as empresas investindo tanto em adicionar capacidade como em elevar os gastos com publicidade.
No dia anterior, na conferência, "todos" os executivos de comunicação focaram os Brics ao fazerem suas previsões, "explicando como o crescimento dos gastos em publicidade [de Brasil, Rússia, Índia e China] compensaria a fraqueza na Europa e salvaria os resultados mundiais em 2012".
A exceção foi o presidente da Viacom, Philippe Dauman, que enfatizou o crescimento nos países que chamou de "Bri", pronunciando "brie", para Brasil, Rússia e Índia, deixando de fora a China, pela pirataria e pelas barreiras para empresas de conteúdo como a Viacom.
O Facebook oferece informações para ajudar as empresas a crescer na rede. A companhia tem estudos para mostrar que tipos de post funcionam no Facebook. Erik Sherman, que tem coluna no site da Inc.com e colabora com a emissora CBS, ensina aqui seis segredos para aumentar os resultados da fan page da empresa:
ResponderExcluir1. Comentário e análise das últimas notícias
Estamos falando aqui daquelas notícias importantes, que atraem a atenção de todos para algum fato regional, nacional ou internacional, como a tragédia das chuvas no país ou o encalhe de um navio de luxo na Itália. Mais de 30% dos usuários do Facebook gostam de posts com opinião sobre um evento. Esse tipo de post atinge duas vezes mais compartilhamentos (os “shares”) do que a média.
2. Polêmica
E quem não gosta? Levando em conta como eventos polêmicos são capazes de capturar a atenção das pessoas a ponto de fazê-las discutir nos bares e no intervalo do café. Chamar atenção para fatos controversos ou quaisquer assuntos que gerem uma discussão pode dobrar o volume de gente curtindo ou compartilhando um post.
3. Dar atenção ao leitor
Falar diretamente com os leitores pode quadruplicar o número de respostas. Pedir recomendações triplica o volume de comentários.
4. Boas fotos
Uma boa foto, forte, interessante, bonita, pode dobrar os “likes”, “shares” e comentários.
5. Humor
As pessoas esperam encontrar coisas engraçadas no Facebook. É só pensar na sua experiência pessoal para ver como isso é verdade. Crie algo divertido e o seu post terá 50% mais chances de receber um “like” e cinco vezes mais “shares”.
6. Perguntar a opinião do leitor
Se você já gastou um tempinho fazendo marketing direto, sabe como é importante partir para a ação. Por isso, não surpreende que o ato de colocar uma pergunta no post amplie em 64% a possibilidade de que você receba um feedback. Perguntar a opinião do leitor faz com que ele se sinta valorizado e gera 37% mais envolvimento por parte de quem lê.
Outro ponto interessante: embora 13% dos posts feitos por jornalistas contenham video, isso não foi suficiente para que os usuários se sentissem compelidos a assistir. Entretanto, este é um caso típico em que experimentar é importante. Vídeos que são engraçados ou surpreendentes chamam a atenção das pessoas. Então, as empresas podem aprender muito com posts de usuários até acertar no tipo de imagem que envolve, gera associação e coloca a marca bem no centro das discussões.