domingo, 31 de outubro de 2010

TV PAGA CRESCE -> MAIS UMA VARIÁVEL NOS PLANOS DE MÍDIA

Acaba de sair um relatório da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações)com novos dados sobre a TV Paga no Brasil.

Impressiona o crescimento: o Brasil atingiu em setembro a marca de 9.073.817 domicílios com TV por assinatura. Lembro que em 2006 era 4,5 milhões de domicílios. Praticamente dobrou o número de lares que contam com TV paga no Brasil.
A TV paga sempre foi considerada uma plataforma de suporte devido a grande quantidade de canais ( mais de 80) e a baixa audiência. Parece que o problema de audiência foi resolvido: se multiplicarmos por 3,3 (número médio de habitantes por domicílio) teremos uma audiência superior a 29.7 milhoes (maior que a audiência em TV Aberta na Argentina).
A penetração em lares com TV PAGA passou de 8% em 2006 para 15% em 2010. A TV paga já não pode ser considerada apenas suporte.
Planejadores de Mídia que utilizavam TV PAGA de forma subjacente nas definições de suas estratégias precisam repensar seus conceitos. Marcas que habitualmente trabalham em nichos precisam ver pesquisas com detalhes dos nichos que utilizam os diversos canais da TV PAGA - DISCOVERY, NAT GEO E filmes. Com certeza haverá uma maior disputa entre os canais de informações -> GLOBO NEWS, BAND NEWS, RECORD NEWS.

Há um dado interessante a TV paga cresce nas regiões mais distantes dos núcleos emissores.
As regiões Norte e Nordeste são as que apresentam maior crescimento no número de assinantes. Em Roraima, o número de usuários de TV paga dobrou em 2010.
Isso é explicado pela busca de sortimento de entretenimento nessas regiões, como também pela dificuldade em se ter boa recepção do sinal da TV aberta.
As operadoras via satélite (tecnologia conhecida como DTH, de direct to home) aumentaram seus assinantes em 42% de janeiro a setembro de 2010 e já representam 43% do mercado, contra 37% no ano passado.

Cada vez mais fazer um plano de mídia deixa de ter uma solução TRIVIAL.
Bom para todos.

Prof Ramiro Gonçalez - FIA

Inteligência de mercado e mídia
@ramirogoncalez -> http://que-midia-e-essa.blogspot.com/
ramirogon@uol.com.br
Autor: Mídias e Negócios

Nenhum comentário:

Postar um comentário