domingo, 18 de julho de 2010

REDES SOCIAIS: Ate onde isso pode chegar?

Em nosso debate na FIA / FEA USP de 17 junho pudemos ter visoes distintas (e algumas antagonicas) sobre o uso das Redes Sociais. Essa diversidade de conceitos sera muito util para inventar um novo futuro dos usos das midias.O evento foi enfatico (e teve unanimidade)ao estabelecer -entre todos os debatedores- que nao existem formulas para o novo uso das midias.Agora fui surpreendido (ja nao deveria mais ficar...) com um evento inusitado em que fui envolvido de forma casual. Em recente viagem para Europa fui avisado durante o voo que os passageiros poderiam desfrutar de uma "REDE SOCIAL" no voo.
Como isso funciona? Simples . Aquela telinha na cadeira agora possui um pequeno PC conectado em rede com todos os passageiros. Qual a utilidade? No inicio vi apenas que havia games e uma crianca de 11 anos -na poltrona a frente- jogava de forma vibrante com alguem 4 fileiras na frente. Entediado com as mais de 10 H de viagem, fiquei mexendo no computador e descobri uma rede social para os passageiros. Eles a utilizavam para conversar sobre o clima da cidade destino, sobre opcoes de lazer, dicas de shows e espetaculos, eventos academicos (aproveitei um justamente sobre MIDIAS SOCIAIS)e regime monetario de varios paises europeus.
Vejam que o futuro chega mais rapido do que podemos pensa-lo. E como ele esta sendo uma ruptura. Num voo o maximo que conseguiriamos fazer seria amizade com o passageiro da poltrona ao lado. Agora ha a possibilidade de conversar com qualquer passageiro (de forma nao intrusiva).
A ruptura nas MIDIAS e isso: uma forma unusual de fazer algo usual - conversar num voo.

(PS 1- Por razoes tecnologicas alem de minhas habilidades, no teclado que digito esta mensagem nao existe a possibilidade de acento e outros caracteres. Peco desculpas aos leitores, mas nao gostaria de deixar passar esta novidade mesmo com um texto sem acentuacao)
(PS 2- Alguns CRUZEIROS ja criam REDES SOCIAIS para os clientes entrarem antes da viagem e ja estabelecerem contatos)
(PS 3- Email, sites e portais parecem cada vez mais "coisa de tiozao")

Nenhum comentário:

Postar um comentário